Muitas marcas provavelmente medem o sucesso da mídia social com base em seu próprio crescimento. O número dos seus seguidores aumentou em 20%. Isso é ótimo! Você está recebendo em média 10% a mais de comentários por postagem. Incrível! É mesmo?
Embora todos esses números sejam ótimos, como eles se comparam a marcas semelhantes em seu setor? É possível responder facilmente a todas essas perguntas e muito mais fazendo uma análise competitiva de mídia social.
Embora você deva ter cuidado para não ficar muito preso em comparações com os outros, uma análise de mídia social da concorrência pode oferecer informações valiosas sobre o que funciona em seu setor, algumas áreas em que possa ser preciso melhorar e como moldar sua estratégia social ao avançar.
A questão é: como começar? Não se preocupe, resumimos o processo em cinco etapas simples.
Como realizar uma análise competitiva de mídia social
- Identifique seus concorrentes de mídia social
- Reúna seus dados
- Analise a atividade dos concorrentes
- Aumente sua análise competitiva
- Usando os dados
1. Identifique seus concorrentes de mídia social
Primeiro, identifique sua concorrência de mídia social e descubra quais plataformas eles usam. Felizmente, você já tem uma ideia geral de seus principais concorrentes. Mas há mais do que isso. Você deve focar nos concorrentes que usam ativamente o marketing de mídia social para expandir seus negócios.
Se você estiver procurando por concorrentes de mídia social em seu meio, procure marcas que usam as mídias sociais ativamente. Essas são marcas com as quais você pode aprender e usar como parâmetro de comparação. Você não compararia sua estratégia social a uma marca se eles realmente não tivessem uma. Em vez disso, procure marcas em seu setor que usam o social como o principal pilar de sua estratégia de marketing.
O método mais fácil de encontrar seus concorrentes é acessando o Google. Pesquise as palavras-chave que os consumidores usariam para encontrar seu negócio. Por exemplo, se a sua empresa vende café moído, você deve pesquisar “café moído” ou “café instantâneo” no Google.
Você pode descartar grandes mercados on-line como Amazon ou Target. Procure por sites que sejam do seu setor específico. Em nosso exemplo, La Colombe e Folgers podem ser boas opções. A segunda etapa é acessar cada site e identificar se eles estão ou não ativos nas mídias sociais e quais plataformas usam.
A maioria dos sites tem links para seus perfis de mídia social no cabeçalho ou rodapé do site.
Procure também nas redes sociais que você tenha interesse em explorar. A Peet’s Coffee é uma empresa de café popular que é muito ativa nas mídias sociais, então, faz sentido também adicioná-los à nossa análise.
Dependendo do seu setor, direcione para cerca de cinco concorrentes e coloque-os em nosso modelo prático. É aqui que você armazenará todos os seus dados.
Observe que nossa planilha possui seções para Facebook, Twitter e Instagram. Para a sua análise, é possível selecionar as redes sociais de sua preferência. Você provavelmente notará que a maioria das marcas em seu setor tem três ou quatro plataformas principais em comum.
Esse processo pode levar muito tempo se você estiver em um setor altamente competitivo. Entretanto, quanto mais meticuloso você for, melhores resultados obterá.
2. Reúna seus dados
Após ter reduzido os seus concorrentes, a próxima etapa será coletar dados.
O processo será um pouco diferente dependendo de quais plataformas você almeja.
Vamos dar uma olhada em como comparar sua marca com a concorrência. Para nossos propósitos, vamos nos ater ao Facebook, Twitter e Instagram, uma vez que são os mais comuns.
Análise competitiva do Facebook
Comece fazendo uma revisão manual da página do seu concorrente. Você poderá conferir noções básicas, como o número de pessoas que seguem ou curtem as suas páginas.
Também é uma boa ideia anotar todas as guias ou recursos específicos que eles possuem. Alguns torrefadores de café podem manter a seção da loja ativada. Se notarmos a mesma tendência com outros concorrentes, provavelmente é um bom sinal de que está funcionando para eles.
É bom saber a contagem de seguidores, mas sua análise competitiva não deve parar por aí. Use o Sprout’s Facebook Competitor Report para obter dados adicionais sobre o desempenho do conteúdo da concorrência em um determinado período.
Você pode conferir quantas mensagens seus concorrentes enviam e recebem, os tipos de conteúdo que estão postando (texto, imagens ou vídeos), o engajamento e a quantidade de mensagens recebidas.
Inclua tudo isso em sua planilha, bem como quaisquer métricas adicionais que sejam importantes para a sua marca.
Análise competitiva do Twitter
A seguir, você deverá examinar algumas métricas específicas do Twitter usando uma ferramenta de análise de mídia social.
O Sprout’s Twitter analytics software é a ferramenta perfeita para o trabalho. Ele compara seus perfis do Twitter entre si ou com um concorrente. Selecione sua conta do Twitter e insira um concorrente na outra entrada.
O relatório mostra engajamento, influência, seguidores ganhos/perdidos e menções. Você pode alterar o período de tempo, no entanto, é melhor limitar-se aos últimos 30 dias para manter os dados relevantes.
Após examinar todas as análises de mídia social competitivas do relatório do Twitter, certifique-se de inserir os dados em sua planilha. Rastrear essas informações pode ser extremamente valioso no futuro.
Análise competitiva do Instagram
O Instagram não tem muitos dados públicos disponíveis sobre a sua concorrência. No entanto, com o Sprout’s Instagram Competitors Report, você pode facilmente comparar e analisar a competitividade da sua marca com os concorrentes nas principais áreas:
- Crescimento do público: avalie se o crescimento do público dos seus concorrentes está aumentando mais rápido do que o seu.
- Mídia enviada: tenha uma ideia da frequência com que seus concorrentes estão publicando. Pode ser que você descubra que não está postando o suficiente para manter seu público engajado.
- Engajamento: veja quantas curtidas e comentários seus concorrentes estão recebendo sobre seu conteúdo.
- Hashtags: encontre as hashtags mais usadas de seus concorrentes. Você pode usar as mesmas em suas postagens, se forem relevantes, e obter exposição para mais pessoas.
- Principais postagens: dê uma olhada nas postagens mais populares do seu concorrente. Tente ter uma ideia do motivo dessas postagens estarem tendo um bom desempenho. Elas usam fotos de produtos? Elas usam cores específicas? Descubra o que essas postagens têm e o que seu conteúdo não tem e use as informações para melhorar as suas imagens e os seus vídeos.
Outra tática interessante é fazer uma busca por #Folgers no Instagram e conferir quantos resultados são exibidos.
Isso oferece uma boa ideia da popularidade de seu concorrente. Se muitas pessoas estiverem pesquisando por #nomedamarca, é um sinal de que a empresa está fazendo algo certo e tem seguidores ativos.
Se você se deparar com uma situação em que haja variações da hashtag de uma marca, escolha a opção mais popular. Normalmente, será apenas o nome da empresa. Por exemplo, Folgers tem algumas hashtags. Entretanto, você notará que a maioria das postagens usa #Folgers ao lado de alternativas como #folgerscoffee. Nesse cenário, faz mais sentido usar apenas #Folgers.
Você acabará com postagens relacionadas no Instagram que serão exatamente o que você estava procurando – e muito mais. Certifique-se de que suas descobertas sejam relevantes para o negócio, pois algumas marcas acabam lutando pelas mesmas hashtags.
Após obter todas as informações de sua pesquisa de análise competitiva do Instagram, certifique-se de adicionar esses dados à sua planilha.
Domine a arte da reportagem de mídia social (modelo editável gratuito)